Publicada em 01/12/2009 às 12:26
Dez conselhos para quem vai fazer o Enem 2009
Daniela Birman
RIO - Estamos quase lá. Depois do cancelamento da primeira prova do Enem 2009, da definição de uma nova data e, principalmente, após muito estudo e grande dedicação, o exame finalmente será aplicado neste fim de semana.
A proximidade do Enem não é motivo para desespero ou descuido. Uma boa preparação nesta etapa final pode ajudar, e muito, os estudantes. Por isso, pedimos a professores e orientadores de dez cursinhos e colégios que vêm tendo bom desempenho nos últimos vestibulares para dar conselhos fundamentais neste momento. As sugestões vão desde dicas sobre revisão até orientações para a hora da prova. Veja também informações sobre que documentos levar para o exame, entre outros itens importantes.
De olho nos últimos detalhes
CONTEÚDO: No sábado, serão realizadas 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo, serão mais 90 questões, agora de matemática e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação.
HORÁRIO: - No sábado, a prova acontece das 13h às 17h30, e, no domingo, das 13h às 18h30. Em ambos os dias, os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência, pois os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. Não será permitida a entrada do inscrito após esse horário.
SABATISTAS: - Adeptos de algumas religiões que guardam o sábado, como judeus observantes e adventistas do sétimo dia, farão a prova em horário especial no sábado, das 18h às 22h30. No entanto, devem chegar no mesmo horário que os demais candidatos, aguardando o pôr do sol em um ambiente reservado.
DOCUMENTOS: - Será necessário apresentar original ou cópia autenticada de documento de identificação (identidade, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação com fotografia), cartão de confirmação de inscrição (entregue na casa do candidato até ontem) e folha de respostas do questionário socioeconômico. A não apresentação do documento de identificação caracterizará desistência do inscrito e resultará em sua eliminação do Enem 2009. No caso de não recebimento do cartão de confirmação, o comprovante de inscrição poderá ser apresentado em seu lugar.
O QUE USAR: - Para fazer a prova, o candidato deve usar caneta esferográfica de tinta preta ou azul.
O QUE NÃO USAR: - Durante a prova, não será admitida a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio de qualquer espécie ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, como chapéu, boné ou gorro, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha.
DURANTE A PROVA: - Por motivo de segurança, não será permitido aos participantes se ausentar da sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame.
CADERNO DE PERGUNTAS: - Decorridas quatro horas do início do exame, os participantes poderão, ao deixar a sala de prova, levar o caderno de questões.
CONSELHOS:
"Leia as instruções na capa da prova. Não insista na questão em caso de dúvida e passe para a próxima. Assinale qualquer questão não resolvida. Reserve 30 minutos para marcar o cartão resposta. Depois de completar o cartão, volte às questões não resolvidas e que estão assinaladas". (Leila Schiesari, coordenadora geral do MV1 da Tijuca)
"Fique atento ao tempo. Para conseguir um bom resultado na redação, lembre-se de que ela tem que ser feita a caneta, não se esqueça do título, cuidado com a letra e revise o texto depois de escrito". (Rui Alves Gomes de Sá, diretor de ensino do Colégio e Curso pH)
"A nova prova, acreditamos, deverá guardar grande semelhança com a que vazou. Por isso, releia integralmente o exame que não chegou a ser aplicado. Procure reconhecer as habilidades cobradas em cada questão, identificando, nelas, os objetivos pretendidos pelo Enem".(Rodolpho Motta Lima, coordenador de Língua Portuguesa do GPI)
"Faça a prova sem receios, pois o medo só atrapalha. Não se preocupe com a concorrência, preocupe-se em dar seu melhor e colocar em prática o que aprendeu ao longo dos anos". (Elizabeth Teixeira, orientadora educacional da 3 série do Teresiano)
"Refaça as provas dos anos anteriores. O Enem tem um modelo único, não condeudista, em que a decodificação dos enunciados é decisiva. Eventuais conceitos que demandem a memorização são, muitas vezes, incluídos no corpo da questão". (Hélcio Gomes, coordenador pedagógico do Curso Miguel Couto)
"Durma cedo na sexta-feira e nem chegue perto dos livros no sábado. O ideal é fazer alguma atividade relaxante, como dar um mergulho no mar ou caminhar". (Fábio Henrique de Souza, coordenador da 3 série da Escola Parque)
"Se a noite de sono não for boa, lembre-se de que isso é normal. Os atletas de alto nível também não dormem na véspera de competições importantes e, mesmo assim, conseguem bons resultados. A ansiedade para a maioria das pessoas é uma reação natural, significa que o organismo está alerta". (Jaime Kuk, professor do Cursinho do XI)
FONTE: Extra Online
NOTA: As dicas acima são importantes e com certeza vão auxiliar os candidatos. O destaque que dei, acima, para os sabatistas é só para lembrar que devemos defender a nossa fé em todos os âmbitos da sociedade. O governo pode e deve se preocupar em adaptar seus programas para atender os reclamos da fé religiosa de cada um. Um exemplo disso é o horário alternativo para guardadores do sábado. Embora o horário alternativo seja um pequeno ajuste (considerando que um grupo judeu pediu recentemente para realizar a prova em outra dia e não conseguiu), fazer a prova em horário alternativo já é uma conquista. Embora ainda estejamos (eu e alguns amigos) discutindo de forma saudável o quanto de fato conseguimos nos concentrar no descanso sabático às vésperas de uma prova tão importante (poderia ser outro evento) e ainda mais no ambiente em que faremos a prova. A liberdade religiosa é um assunto muito relevante que precisa ser respeitado mesmo no mundo do consumo e da produção em massa. Aplicar exames em massa, como os vestibulares e o ENEM, e ter que perguntar para cada um em que dia eles gostariam de fazer a prova é algo humanamente impossível. Mas ainda assim as dificuldades logísticas não podem fechar as portas para a discussão mediante a importância do assunto (Liberdade Religiosa). Pelo que se tem visto nos noticiários, apenas guardadores do sábado parecem ter restrições e estão solicitando alternativas em função de sua fé religiosa. Ainda não conheci casos de outras religiões que estão requerendo mudanças nos regulamentos ou solicitando alternativas para a realização do ENEM.
(Hadson Araújo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário