A Bíblia ensina que Jesus Cristo equilibrava sua vida diária com exercícios persistentes de oração. No evangelho de Marcos, por exemplo, encontramos a seguinte citação: "Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava" (Mc 1:35). Essa passagem aparece no contexto de um dia exaustivo de atividades, de curas, realizadas por Jesus.
Mais à frente, encontramos Jesus Cristo multiplicando pães e peixes para milhares de pessoas famintas espiritual e fisicamente. O dia fora exaustivo, mas ao final dele, Jesus despediu as multidões e procurou um lugar apropriado para ficar a sós com Deus: "E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar" (Mc 6:46).
A vida de Cristo foi marcada por grande oposição de intelectuais religiosos de seu tempo. Embora tenha angariado um grande número de seguidores, Jesus lutou muitas vezes, no terreno das idéias, contra pessoas muito inteligentes que suscitavam sutis questionamentos a respeito de sua origem, identidade e missão. Ao passo em que resistia aos opositores apresentando a verdade, cotidianamente, Jesus mantinha o seu exercício de oração. Lucas registra em sua pesquisa que após confrontar líderes religiosos que o condenavam pelas curas que realizava no dia de sábado, Jesus afastou-se do combate ideológico para um exercício de oração: “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus” (Lc 6:12).
Ao observar por este prisma, entendemos porque podemos olhar a Jesus como modelo de cristianismo prático e exemplo a ser seguido. Jesus é o ícone da vida equilibrada. Ele equilibrava trabalho intenso com horas de descanso espiritual e físico. É esse o seu segredo, seu padrão e estilo de vida. Podemos aprender grandes lições de vida ao contemplá-lo. Embora tenha sido um homem de grandes realizações, Ele não negligenciou os deveres simples da vida diária. Com base nos pequenos deveres de cada dia, Ele construiu um caráter simétrico e vida equilibrada.
A escritora Ellen White observa que nós podemos “continuamente estar formando um caráter simétrico”. E continua dizendo que “grandes caracteres são formados por pequenos atos e esforços” (Ellen G. White, O Colportor Evangelista, 78).
"O mundo está agitado e ninguém se entende mais."
O mundo está agitado e ninguém se entende mais. Isso tudo por que falta equilíbrio no estilo de vida. Existem muitas coisas que podem ser destacadas na vida de uma pessoa equilibrada. Mas, olhando Jesus, percebemos que, acima de tudo, o equilíbrio é o produto do exercício persistente da oração.
Se as pessoas orassem mais... Podemos acrescentar mil possibilidades às reticências. Se as pessoas orassem mais a Deus, se conversassem com o Deus criador, assim como Jesus fazia diariamente, se cada pessoa no mundo entendesse e fizesse da oração o item número um de suas pautas, se, se, se... O que se imagina, é que o mundo seria muito diferente.
A oração não é o único ingrediente de uma vida equilibrada, mas pode ser colocada no topo da lista. Quando Olhamos ao redor, percebemos que o desequilíbrio mental e emocional ultrapassou os limites da imaginação, da aceitação e do suportável. Olhe ao redor e faça uma lista de itens que mostram isso; daquilo que supostamente demonstra desequilíbrio da parte de quem praticou. Olhe ao redor, olhe as estatísticas ou, simplesmente, olhe os noticiários:
- 10/11/2006: “Recém-nascido é atirado de prédio em Salvador” (http://br.noticias.yahoo.com/).
- 17/01/2007: “Pastor é preso após tentar violentar menina de 10 anos em Xerém” (Jornal Extra, RJ).
- 22/02/2007: “Médicos brigam e largam paciente no meio da cirurgia” (http://g1.globo.com/).
- 28/02/2007: “Chinês viciado em Internet morre após maratona de jogos online” (http://odia.terra.com.br).
- 05/03/2007: “Menina é vítima de bala perdida em Vila Isabel” (http://g1.globo.com/).
- 08-03-2007-03: “Mãe é suspeita de matar recém-nascido em forno em Minas Gerais” (http://g1.globo.com/).
As notícias acima são recentes, muito recentes. Esse é o nosso contexto social. Impressiona ainda o fato de tais demonstrações de extremo desequilíbrio aparecer em meio à cristandade. Lamentável é o fato de os cristãos, cujo Ícone exalava paz e equilíbrio, estarem figurando na lista dos desequilibrados.
A nossa falta de equilíbrio não é sem razão. O modelo não está sendo imitado. Por essa razão, o mundo está agitado e ninguém se entende mais.
Quando contrastamos o equilíbrio de Jesus com o desequilíbrio do mundo, tiramos uma grande lição. Ninguém pode, definitivamente, ser uma pessoa equilibrada enquanto não para alguns momentos para receber luz e inspiração vindas do céu. Esse era o ponto forte de Jesus, Ele equilibrava trabalho intenso com horas de descanso espiritual e físico. Sua busca intensa por Deus, Sua devoção diária a Deus, fizeram dEle uma pessoa exemplar.
Nós temos um modelo. Podemos segui-Lo! Qual é o segredo?
"Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava" (Marcos 1:35).
(Hadson Araújo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário